O Universo #3 – Modelos Cosmológicos

in stem •  8 months ago  (edited)
Falamos em outro artigo sobre a Teoria do Big Bang, mas existem outras, a seguir falaremos um pouco sobre as mais aceitas pela comunidade científica e que propõem modelos sobre a origem e evolução do Universo:



Modelo Estático

Princípio Cosmológico: Neste modelo o Universo apresenta o mesmo modo de ser para qualquer que seja o observador.


No modelo estático, acredita-se que o Universo teve, tem e sempre terá o mesmo aspecto, e jamais passa por nenhum tipo de evolução.

O Cosmos teria uma essência eterna e características imutáveis. O inconveniente deste modelo é ser contraditório com as observações, já que estas mostram que ocorreram e ocorrem constantemente importantes modificações nos elementos químicos que constituem o Universo observável.


Modelo Estacionário

Já que a observação empírica mostra claramente que o Universo está em expansão e este fato contraria o o modelo Estático, no Modelo Estacionário, para contornar este problema, ele busca definir um Princípio Cosmológico Perfeito:

O Universo teria também o mesmo aspecto para qualquer observador em qualquer instante, mas para garantir a manutenção de sua densidade intrínseca, apesar da expansão, o modelo supõe a geração espontânea de matéria.

Uma ideia que não se baseia em nenhum tipo de prova válida, já que dificilmente a matéria poderia surgir do "nada", no entanto também não existem argumentos que a refute.

Modelo Expansivo

Através da observação das nuances entre as cores do brilho que as galáxias emitem, foi que se tornou possível constatar que as galáxias estão de fato se afastando umas das outras.

Esta variação é conhecida como desvio para o vermelho (Efeito Doppler), se uma galáxia estiver se aproximando, a luz varia para a cor azul e se estiver se afastando, para a cor vermelha. E o movimento de afastamento das galáxias é denominado Recessão das Galáxia.

Sendo assim uma nova definição do Princípio Cosmológico pôde ser enunciada:

O Universo é homogêneo e possui propriedades físicas constantes, para qualquer observador que participe de sua expansão.

O astrônomo Edwin Powell Hubble descobriu que quanto mais distante uma galáxia estiver de nós, mais rapidamente ela se afasta de nós. Este princípio é chamado de Lei de Hubble.

Atualmente parece não existir dúvida de que o Universo está em expansão. Mas, será que esta expansão vai futuramente continuar no mesmo ritmo de agora, diminuir ou aumentar ?

Modelo Cíclico

Este modelo parte da ideia de que se a massa do Universo for maior do que um certo valor crítico, então a força da gravidade em algum momento será suficientemente intensa para frear a expansão, impondo um processo de contração do Universo.

As estimativas mais recentes sobre a quantidade de massa do Universo chegam a um valor ligeiramente inferior ao mínimo necessário para que seja possível ocorrer esta contração.

No entanto há indícios da existência de uma quantidade enorme de Buracos Negro de difícil detecção, e que portanto não entram nesta estimativa.

Se isto for correto, é bem provável que a massa do Universo seja bem superior, e neste caso é possível que a massa ultrapasse o valor crítico, levando o Universo a frear gradativamente sua expansão e começar a se contrair.

Havendo essa contração, então pode-se supor que, naturalmente no longo prazo, o efeito poderia se repetir na direção oposta, recomeçando novamente o processo de expansão, e por isto este modelo é chamado de cíclico.


Imagem: PixBay e Fonte de Pesquisa: IntitutoAstronomia, para ler mais artigos, visite: Mary Emily - Todos os Artigos



participe do ptgram | conheça nossa comunidade

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

Boa explicação, eu sempre fui partidário do modelo cíclico de universo, pois tudo na natureza respeita ciclos, vida e morte, quente frio, inverno, verão, etc, Este principio de dualidade e alternação de estados, parece permear tudo que existe.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Good Work !!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

muito fascinante este assunto

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Obrigado pessoal !

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

adorei o texto, parabéns

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.