Big Bang – A Origem do Universo

avatar
(Edited)
Buscar entender o processo que originou o universo tal como o vemos hoje, sempre levou a comunidade cientifica a discussões, debates, pesquisas e elaboração de teorias das mais variadas, sempre no intuito de explicar tal fenômeno.


Desde os primórdios da humanidade, este é um tema que desperta grande curiosidade e polêmica, e que também envolve conceitos religiosos e filosóficos.


Hoje a explicação mais aceita é baseada na teoria do Big Bang, isto é; a Grande Explosão.

Em parte, ela se apoia na teoria da relatividade de Albert Einstein (1879-1955) assim com nos trabalhos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), que conseguiram demonstrar que o universo não é estático, mas que se encontra em uma expansão constante, o que significa que as galáxias estão continuamente se afastando umas das outras.

O que leva a crer que no no passado elas deveriam estar muito mais próximas umas das outras, concentradas em um único ponto extremamente massivo.

A teoria do Big Bang foi pela primeira vez enunciada no no de 1948 por George Gamow (cientista russo naturalizado americano, 1904-1968) juntamente com Georges Lemaître (padre e astrônomo belga 1894-1966).

Sugerindo que o universo teria começado após uma grande explosão cósmica, ocorrida entre 10 e 20 bilhões de anos no passado qie propiciou uma grande liberação de energia, criando assim o espaço-tempo.

Nesta época o que deveria existir era uma mistura de partículas subatômicas como os Quarks, Elétrons, Neutrinos e suas sub-partículas) que se movimentavam caoticamente em todos os sentidos na velocidade da luz.

Dando origem as primeiras partículas pesadas, os prótons e nêutrons, que então se associaram para formar núcleos de átomos leves: hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os mais fundamentais elementos químicos do Cosmos.

Ao começar a se expandir, o Universo também começou a se resfriar, passando da cor violeta à amarela, e posteriormente ao laranja e vermelha conforme sua temperatura foi se reduzindo.

Aproximadamente 1 milhão de anos atrás, após este instante inicial, foi que matéria e a radiação luminosa enfim se separaram, e o Universo tornou-se transparente.

A união dos elétrons aos núcleos atômicos fez com que a luz pudesse percorrer livremente o espaço, até que 1 bilhão de anos após o Big Bang, os elementos químicos finalmente começaram a se combinar dando origem às primeiras galáxias.

A explicação da origem do universo, conforme a teoria do Big Bang, embora aceita pela grande maioria dos cientistas, ainda é muito contestada por diversos pesquisadores que propõem outros possíveis modelos para o Universo. É o que veremos no próximo artigo desta série.


Imagem: PixBay e Fonte de Pesquisa: BrasilEscola, para ler mais artigos, visite: Mary Emily - Todos os Artigos



participe do ptgram | conheça nossa comunidade



0
0
0.000
7 comments
avatar

Excelente e fascinante artigo, parabéns, é um prazer ler o seu blog.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

0
0
0.000
avatar

na minha opinião o universo não teve um começo mas sempre existiu

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

0
0
0.000
avatar

Good Work !

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

0
0
0.000
avatar

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

0
0
0.000
avatar

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

0
0
0.000