Seleção Artificial

in Proof of Brain10 months ago

elephants_g950728c7f_1920.jpg
Imagem Ilustrativa - Fonte: Pixabay

Estava lendo essa reportagem Por que elefantes africanos estão nascendo sem presas da BBC, e achei muito interessante.

A ponto de vir aqui escrever um pouco sobre esse fenômeno que vem acontecendo.

De acordo com a reportagem aumentou o número de elefantes que estão nascendo sem presas em Moçambique, o que fez cientistas investigarem e publicarem no periódico da Science a principal hipótese para esse acontecimento.

Durante a guerra civil que causou imensas perdas para a população de Moçambique, partidários de diferentes ideologias em busca de financiamento de suas causas, se utilizaram muito da venda do marfim.

Marfim é um material caro e valioso, e encontrado em grandes quantidades nas presas dos elefantes. Financiando a guerra civil.

Porém foi evidenciado após sequenciamento genético, que os elefantes sem presas eram fêmeas, e carreavam esse gene no cromossomo X, não sendo compatível com cromossomo Y.

Com a caça dos animais com presas, maior número de animais sem presas foram preservados, incluindo os carreadores desses genes ligados ao não desenvolvimento das presas.

Então se observou aumento do número de elefantes fêmeas XX, e hereditariedade desse gene que foi selecionado pela interferência direta humana.

Harari em Sapiens defende que onde o animal humano chega a um novo ecossistema, mudanças radicais ocorreram nesses ecossistemas que ainda não eram povoados pelos nossos ancestrais.

Ainda é um longo caminho para nossa espécie compreender que fazemos parte desse todo, e que cuidar da nossa casa é preciso.

Sort:  

Infelizmente, é muito triste esse fenômeno. Ainda assim, a Mãe natureza encontrou um meio de sobreviver.

Sim, muito triste. Tomara que a Mãe natureza consiga sobreviver a gente!

Yay! 🤗
Your content has been boosted with Ecency Points, by @matheusggr.
Use Ecency daily to boost your growth on platform!

Support Ecency
Vote for Proposal
Delegate HP and earn more