Escutar é uma arte

in Proof of Brain8 months ago

img_0.6815106719045729.jpg
Imagem - Publiko - Direitos adquiridos

Sim, escutar é uma arte, porque nem todo mundo sabe como escutar de verdade. 😃😍

A grande maioria das pessoas apenas ouve. Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?

Ouvir remete à audição propriamente dita, é o que nosso ouvido, nosso aparelho auditivo, capta. Ouvir é receber os sons, os estímulos sonoros, como uma música, uma campainha ou um grito.

Agora, escutar é algo bem diferente e vai muito além. Em poucas palavras, seria ouvir com atenção, ser receptivo e estar presente como uma pessoa incluida nesse diálogo.

É colocar-se próximo do outro, lado a lado, e abrir-se para o que recebe; esvaziar-se e receber o outro em palavras.

Não só de falar se faz um diálogo, muitas vezes mesmo com diferentes pessoas se falando, dizem só de si e para si mesmos.

Um diálogo se faz quando há possibilidade de comunicação. De falar com a pessoa que está te escutando e escutar o que essa pessoa está lhe endereçando como discurso.

É assustador a solidão por não ter alguém para diálogar. Cada vez mais essa solidão está presente no nosso tempo. Ainda mais quando somos permeados em nossos encontros pelos gadjets.

Por isso o processo de análise é fundamental no acompanhamento de muitos casos de sofrimento mental. E só quem o faz sabe a dificuldade de toda semana ir de encontro a si mesmo, para quem sabe, reconhecer os outros a nossa volta não só pela nossa imagem.

Aqui sim para o analista, escutar é uma arte.

Até mais!

Sort:  

Yay! 🤗
Your content has been boosted with Ecency Points, by @matheusggr.
Use Ecency daily to boost your growth on platform!

Support Ecency
Vote for new Proposal
Delegate HP and earn more

Boa postagem, concordo que escutar é uma arte e tenho impressão que muitas vezes algumas pessoas estão apenas te ouvindo e esperando o momento dela de falar sobre si mesma.

Sim! Exatamente isso que você falou! Não que não possamos falar de nós mesmos, mas ouvir também é fundamental! Isso que você disse acontece muito e as pessoas nem percebem!