O pai da psiquiatria moderna brasileira

in HiveBRlast month



Acervo pessoal


Fala galera!

Hoje vou trazer aqui um pouco de história da área que atuo. Uma pessoa muito importante para psiquiatria brasileira.

José Leme Lopes (1904 - 1990) foi um importante psiquiatra brasileiro no século XX.

Conhecido como professor Leme Lopes, é considerado por muitos autores "o pai da moderna psiquiatria brasileira".

Vivenciou um dos maiores "embates" científicos com outro grande psiquiatra brasileiro Augusto Nobre de Melo, perdendo na prova para cadeira de psiquiatria da UFF, contudo posteriormente o venceu na busca pela docência na UFRJ com a tese "Alguns aspectos da personalidade dos epilépticos." . Local que foi nomeado catedrático da cadeira de psiquiatria da UFRJ, tendo presente à solenidade os eméritos Henrique Roxo e Maurício de Medeiros.

"É maravilhoso especialmente porque não venho suceder aos mestres que me antecederam nessa cátedra de Clínica Psiquiátrica, mas venho com eles conviver e deles continuar a receber sábias lições." Leme Lopes

De suas diversas obras como artigos e livros, é notável a tese de 1954: "As dimensões do diagnóstico psiquiátrico (contribuição para sua sistematização)". Sendo publicada no Compêndio de Kaplan & Sadock (livro até hoje importante na formação em psiquiatria). Sendo o o único autor brasileiro a receber esse reconhecimento.

Em 1966 no Campus da Praia Vermelha, hoje Instituto Municipal Phillipe Pinel, originalmente Hospital de NeuroSyphilis, culminaram na fundação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), sendo Prof. Leme Lopes eleito seu primeiro Presidente (1966-67). Não sei se ele estaria muito feliz com o rumo que a ABP tem tomado nos dias atuais.

Extremamente erudito, foi reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Com diversas obras mantendo o Brasil alinhado aos avanços científicos da época. Sustentando o rigor técnico promovido pela psicopatologia de Karl Jaspers, os avanços da neurologia e a psicodinâmica da psicanálise freudiana. Também ampliando a psiquiatria brasileira para uma visão mais abrangente sociológica e antropológica alinhada aos avanços de sua época.

Estudioso do passado e receptivo às inovações, Leme Lopes até hoje é uma referência fundamental da psiquiatria brasileira.

“E, ao completar este prefácio oito anos após o primeiro estudo, encontramo-nos em pleno fastígio da Anti-Psiquiatria. A nave dos loucos, da qual nos dá Michel Foucault uma pintura tão limpa e tão numerosa como a prancha de Hieronymus Bosch, tem sua predecessora na Casa Verde de Itaguaí. Nenhum Doutor Laing chegou até agora a superar Simão Bacamarte: dar alta num só dia a todos os doentes do asilo. Nenhum tampouco se recolheu ao manicômio vazio para aí ficar a meditar o enigma da loucura.”

Até!


Sort:  

Yay! 🤗
Your content has been boosted with Ecency Points, by @matheusggr.
Use Ecency daily to boost your growth on platform!

Support Ecency
Vote for new Proposal
Delegate HP and earn more